A Padaria Serrana é uma empresa familiar com mais de 50 anos de experiência. Fundada em 1966 e localizada em Moçães, inicialmente dedicava-se ao fabrico de broa de milho, com farinha moída em moinhos localizados no rio sôrdo e transportado em mulas até à padaria. A broa era cozida num grande forno de alvenaria, cujo aquecimento era feito pela queima de giestas e tojos das matas locais.
Em 1973, com o falecimento de Maximino Esteves Correia um dos sócios fundadores, pai dos atuais sócios, a empresa passou por períodos de alguma instabilidade, tendo à data, a gestão sido entregue a um colaborador.
No início da década de 80, a empresa voltou a ser gerida pela família, que adquiriu entretanto a quota do outro sócio fundador.
Na segunda metade da década de 90, a empresa passa para as mãos dos atuais sócios, filhos do fundador que de imediato começaram a expandir o negócio para área de pastelaria bem como a ampliação do leque de produtos de padaria.
A qualidade sempre foi um dos objetivos primordiais para a Empresa e em julho de 2005 foi implementado o sistema de HACCP (Sistema de Auto Controlo Alimentar).
Fruto de um trabalho intenso nas melhorias da gestão e do produto, a Padaria Serrana, foi considerada PME Líder em 2010 e PME Excelência em 2011.
Os problemas ambientais são também uma preocupação da Padaria Serrana, a empresa, em 2018, instalou na sua fábrica painéis solares que produzem cerca de 50% da energia elétrica consumida.
No terceiro trimestre de 2019 é implementada a norma de segurança alimentar "ISO – 22000".
A Padaria Serrana tem como objetivo assegurar constantes níveis de qualidade dos seus produtos e serviços.
Pretendendo assegurar a motivação e produtividade dos seus recursos humanos, com vista à satisfação e fidelização dos seus clientes, reforçando, assim, a sua posição competitiva no mercado.